4º CONTREG - 1999

4° – CONTREG - 04 e 05/12/1999

Coordenador – Almir Azeredo Ramos

Local: CTG Capela Grande -  Viamão – RS

O presente trabalho só foi possível com a participação das seguintes pessoas:

COLABORADORES:

- Livro 15 anos de CONTREG -Editado na Gestão Tomazzini, com material fornecido por Valdemar Engroff, Paulo Roberto Rossal Guimarães e Neida Ramos
- Atas do 18º Contreg e 19 º Contreg, material já digitado fornecido por Nilton Otton
-1º ao 7º CONTREG material impresso fornecido por Eloim Pereira e digitado por Paulo Roberto Rossal Guimarães e Carlos Martins Ferreira Brum
- Digitação do Livro 15 anos de CONTREG: Paulo Roberto Rossal Guimarães e Carlos Martins Ferreira Brum
- Proposições do 9º Contreg ao 12ºContreg e 19º Contreg impressas fornecidas pela D. Neida para conferência.
-Proposições e atas do 20º e 21º Contreg fornecidas digitadas por Haroldo José Teixeira




PRIMEIRA SESSÃO PLENÁRIA

PROPOSIÇÃO nº 01 – Execução das Propostas Aprovadas.

AUTOR: Paulo Roberto de Fraga Cirne, Coordenador Geral do 4º CONTREG.

RESUMO: Em função de que muitos trabalhos aprovados nos Congressos não são executados, deficiência administrativa constatada também pelo próprio Movimento Tradicionalista Gaúcho – MTG propõe o autor que após cada Congresso Regional, o Coordenador nomeie uma Comissão para agilizar as providências necessárias para o cumprimento das proposições. Sugere que a Comissão seja composta por 2 (dois) Patrões, 1(um) Conselheiro da Região e 1(um) membro da Coordenadoria. Que esta Comissão apresente a cada Encontro Regional, sucinto relatório de sua atuação.

RELATORES: José Francisco Garcia Lopes e Larissa Teixeira Wagner.

PARECER: Favorável. Justificam os Relatores que muitas propostas viriam a engrandecer o Movimento, bem como viabilizar o bom andamento administrativo das entidades.

MANIFESTAÇÃO FAVORÁVEL: Cristiano da Costa Silveira, do CTG Bento Gonçalves da Silva, que sugere que a proposta seja levada pela Coordenadoria, ao Congresso do MTG.

VOTAÇÃO: O Parecer foi aprovado por unanimidade.


PROPOSIÇÃO Nº 02 – Denominação de Cargo Feminino para Autoridade Máxima de Entidade Tradicionalista.

AUTORA: Ivone Costa da Silva, 2º Vice-Presidente do 4º CONTREG.

RESUMO: Propõe que a mulher, dirigente de Centro de Tradições Gaúchas, seja denominada de PATRONA, por ser o feminino de Patrão, segundo o Dicionário de Regionalismos do Rio Grande do Sul, de Zeno Cardoso Nunes e Rui Cardoso Nunes. Justifica, que como dirigente de CTG que foi, muitas vezes passou por situações desconfortáveis como ser chamado de Patrão ou se estava representando o Patrão. Que caso a proposta seja aprovada, seja adotado nas entidades da 1ª Região Tradicionalista.

RELATORES: Cristiano da Costa Silveira e Cecília Granja Duarte.

PARECER: Os Relatores discordam, pois quando a entidade tiver um Patrono, que poderá ser uma mulher, na realidade passará a ter duas Patronas. Sugerem à Autora que substitua por PATROA, quando dirigir a entidade e esposa do patrão quando o esposo for o Patrão. A sugestão foi acatada pela Autora, ratificando, no entanto, sua posição.

MANIFESTAÇÕES FAMORÁVEIS: Paulo Roberto de Fraga Cirne, Coordenador Geral o 4º CONTREG, Dionízio Araújo do Nascimento, Presidente do Congresso, sugerindo ainda que o tema seja examinado por filólogos.

VOTAÇÃO: O Parecer foi aprovado por unanimidade.


SEGUNDA SESSÃO PLENÁRIA

PROPOSIÇÃO Nº 16 – Patrono do 4º Congresso Tradicionalista Regional.

AUTOR: José Francisco Garcia Lopes, do CTG Vaqueanos da Tradição.

RESUMO: Propõe o nome do Cel. Raul Pereira Dias como o Patrono do 4º CONTREG. Justifica que Raul Pereira Dias foi o idealizador deste evento, além do inestimável trabalho prestado ao tradicionalismo ao longo de anos, ocupando importantes cargos no Movimento Tradicionalista Gaúcho – MTG.

RELATOR: Ivo Benfatto.

PARECER: Favorável.

MANIFESTAÇÕES: Dionízio Araújo de Nascimento, Presidente do 4º CONTREG; Paulo Roberto de Fraga Cirne, Coordenador Geral do 4º CONTREG.

VOTAÇÃO: O Parecer foi aprovado por unanimidade.


PROPOSIÇÃO Nº 04 – Disciplinar os Horários Tradicionalistas.

AUTOR: Cristiano da Costa Silveira, do CTG Bento Gonçalves da Silva.

RESUMO: Que as entidades que realizam rodeios principalmente, cumpram os horários estabelecidos nos programas, especialmente o de início e término.

RELATORES: Gilberto Nazário e Jurema Nazário.

PARECER: Favorável. Complementam os Relatores, que o não cumprimento de horários, criou um mau hábito nos participantes.

MANIFESTAÇÃO FAVORÁVEL: José Francisco Garcia Lopes, do CTG Vaqueanos da Tradição.

VOTAÇÃO: O Parecer foi aprovado por maioria;


 PROPOSIÇÃO Nº 06 – Filosofia e Ética da Música Regional Gaúcha.

AUTOR: Antonio Frizon, músico serrotista.

RESUMO: A preocupação do Autor é quanto à ética de conduta, seus valores e direitos, uma vez que a música constitui uma forma de manifestação importante do espírito humano. Portanto, há a necessidade da preservação desta forma de conhecimento, não só pelo aspecto estético, mas também no conteúdo. Ainda um compromisso ético, ainda com autêntico espírito gaúcho.

RELATORES: Nilton Otton.

PARECER: Favorável, com sugestão de que seja feita uma grande divulgação do trabalho.

MANIFESTAÇÕES FAVORÁVEIS: Ivo Benfatto, Relator Geral do Congresso e Nelson Lima dos Santos, do CTG Tropeiros da Tradição.

VOTAÇÃO: O Parecer foi aprovado por unanimidade.


PROPOSIÇÃO Nº 05 – Descentralizar os Encontros de Patrões e fazer a Distribuição Geográfica na Região

AUTOR: Cristiano da Costa Silveira, do CTG Bento Gonçalves da Silva.

RESUMO: Propõe que seja realizado um Encontro em cada sub-região, propiciando assim maior participação dos que estão localizados fora da região metropolitana. Lembra o autor, de quando eram realizados aos sábados durante o dia, onde a presença não era só do Patrão, também de prendas e Peões, verificando-se inclusive, mais atividades culturais. Sugere ainda, que volte a ser no sábado durante o dia.

RELATORES: Ariovaldo Braga e Eliziane Pires da Rosa.

PARECER: Favorável. Lembram os Relatores, as dificuldades de deslocamento de um lado para outro em nossa região e que esta medida só trará benefícios.

MANIFESTAÇÃO FAVORÁVEL: Nelson Lima dos Santos, do CTG Tropeiros da Tradição.

VOTAÇÃO: O Parecer foi aprovado por unanimidade.


TERCEIRA SESSÃO PLENÁRIA

PROPOSIÇÃO Nº 17 – Projeto de Resgate do Nosso Fandango.

AUTOR: Paulo Elias V. Siqueira, do CTG Candeeiro do Sul.

RESUMO: Propõe incluir nos calendários das entidades tradicionalistas, a realização de no mínimo dois Fandangos por ano. As datas poderiam ser de aniversário da Entidade, em rodeios, formaturas, etc. Entendo o Autor, que assim, voltaremos a ter orgulho de nos pilcharmos a preceito e estaríamos impedindo a extinção do Fandango e manteríamos viva esta tradição.

RELATOR: Florisbelo Lopes Augusto.

PARECER: Favorável. Complementa o Relator, que se aprovada a Proposta, seja feita uma campanha de divulgação junto às entidades.

VOTAÇÃO: O Parecer foi aprovado por unanimidade.


PROPOSIÇÕES PARA SEREM ENCAMINHADAS PARA CONVENÇÃO, CONGRESSO, COMISSÕES E ÓRGÃOS PÚBLICOS

PROPOSIÇÃO Nº 08 – Objetivo Anual do MTG para o ano de 2.000.

AUTOR: Ivo Benfatto.

RESUMO: O Autor propõe que seja o objetivo do MTG para o ano 2.000, o tema “2.000: TRADICIONALISMO GAÚCHO, INSTRUMENTO DE PAZ”. Justifica que a paz, em todas as suas manifestações, é o grande objetivo do homem, em qualquer tempo. Que as atividades do MTG, através das Regiões Tradicionalistas e entidades filiadas sejam orientadas tendo por base, atingir os objetivos estabelecidos pelo Tema proposto.

RELATOR: Paulo Roberto de Fraga Cirne.

PARECER: Favorável. Justifica que tudo que leva à Paz deve ser exercitado e sugere que a Proposta seja encaminhada ao Congresso do MTG.

MANIFESTAÇÕES FAVORÁVEIS: Celso Broda solicita ao autor a substituição do termo INSTRUMENTO DE PAZ para SEMENTE DE PAS; João Luiz Barth Rangel, 1º Vice-Presidente do 4º CONTREG, pede pela manutenção do termo original, justificando que semente nem sempre germina e o tradicionalismo já tem formação.

VOTAÇÃO: O Parecer foi aprovado por maioria.



PROPOSIÇÃO Nº 10 – O Movimento Tradicionalista Gaúcho com seus objetivos na construção da Paz no Terceiro Milênio.

AUTOR: Ivo Benfatto, Patrão do “35” CTG

RESUMO: Nesta moção ao autor chama a atenção para o momento que vive o nosso Movimento Tradicionalista. Que somos os únicos responsáveis pelo seu futuro, pois nós somos o movimento. Enfatiza que devemos refletir, preservar a cultura de origem campeira, que deve balizar o movimento, mas conviver harmoniosamente com todas as demais contribuições culturais presentes no Rio Grande.

RELATOR: Valdecir Chamurro.

PARECER: Favorável. Complementa o Relator, que o trabalho veio em muito bom momento.

MANIFESTAÇÕES FAVORÁVEIS: Celso Broda, sugere que esta moção seja anexada ao Projeto de Desenvolvimento, ao encaminhá-lo aos órgãos de segurança. O Relator Geral explica que esta moção deverá ser encaminhada ao Congresso do MTG.

VOTAÇÃO: O Parecer foi aprovado por unanimidade.



PROPOSIÇÃO Nº 12 – Realização do Concurso de Peões e Prendas por Município.

AUTOR: Valdecir Chamurro, Presidente da Comissão Executiva do 4º CONTREG.

RESUMO: Propõe que cada município da 1ª Região, realize seu Concurso de Prendas e Peões; que os classificados então, sejam os concorrentes na Região. Justifica que a medida ocasionará a nível regional, uma festa e uma maior integração entre os tradicionalistas.

RELATORES: João Gonçalves Morales e Giselle Pinho Borba.

PARECER: Contrário, por estar em desacordo com o regulamento do Concurso Estadual e sugere que o autor retire a proposta, por ser matéria de Convenção. O autor retira, informando que encaminhará para a Convenção do MTG.

VOTAÇÃO: Não houve.


PROPOSIÇÃO Nº 14 – Que no Concurso de Gaita de Boca, o instrumento seja apresentado sem acompanhamento.

AUTOR: Ciro Macedo, instrumentista de gaita de boca.

RESUMO: Propõe que nos Concursos de Gaita de Boca, o instrumento seja apresentado como os demais, isto é, individualmente, sem acompanhamento. Assim, a Comissão Avaliadora observa melhor o desempenho do músico. Com acompanhamento, o som dos demais instrumentos tende a sufocar o da gaita de boca. Sugere ainda o autor, que cada instrumentista execute três músicas; complementa com valores para a avaliação: 4 solos; 2,5 baixos e 3,5 contrabaixo do instrumento.

RELATOR: Antonio Frizon.

PARECER: Favorável, com restrição quando a sugestão da nota para solo, sugerindo 6 em vez de 4, conforme propõe o autor.

Outro parecer (Eloim): Favorável, com encaminhamento a Convenção.

MANIFESTAÇÕES FAVORÁVEIS: Nelson Lima dos Santos, do CTG Tropeiros da Tradição. Sugeriram ainda o encaminhamento à Convenção: Paulo Roberto de Fraga Cirne, Ivo Benfatto e José Francisco Garcia Lopes.


VOTAÇÃO: O Parecer foi aprovado por unanimidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário