13º CONTREG - 2008

13º CONTREG  -2008

LOCAL: CTG Amaranto Pereira, Alvorada.

Coordenador; Valdecir Chamurro

Temário: A história de Alvorada.

O presente trabalho só foi possível com a participação das seguintes pessoas:

COLABORADORES:

- Livro 15 anos de CONTREG -Editado na Gestão Tomazzini, com material fornecido por Valdemar Engroff, Paulo Roberto Rossal Guimarães e Neida Ramos
- Atas do 18º Contreg e 19 º Contreg, material já digitado fornecido por Nilton Otton
-1º ao 7º CONTREG material impresso fornecido por Eloim Pereira e digitado por Paulo Roberto Rossal Guimarães e Carlos Martins Ferreira Brum
- Digitação do Livro 15 anos de CONTREG: Paulo Roberto Rossal Guimarães e Carlos Martins Ferreira Brum
- Proposições do 9º Contreg ao 12ºContreg e 19º Contreg impressas fornecidas pela D. Neida para conferência.
-Proposições e atas do 20º e 21º Contreg fornecidas digitadas por Haroldo José Teixeira


Proposição 13Alteração na forma de exigência para a participação nos concursos. Invalida pois consta na coletânea

AUTOR: César Tomazzini

RELATORA: Geovana Pereira.

Parecer da relatora: é favorável.

Manifestações favoráveis: Edison Debom – é favorável a proposição com a comprovação com fotos ou algo similar, Laureci Goulart – é favorável, pois entende que os peões e prendas devem participar dos eventos regionais, Sergio Spier – entende que o e/ou não diz respeito ao certificado em si a forma de sua emissão, devendo as entidades se responsabilizar pela sua emissão.
Proposta aprovada por maioria.
PROPOSTA Nº ?? - Patrono Espiritual do XIII CONTREG 
Foi indicado o nome do Cel. Celso para que seja reconhecido como patrono espiritual deste congresso o que foi aceito por todos os presentes.

  Proposição 17– prendas e peões quando mudarem de entidade, sejam destituídos de seus cargos eletivos.
AUTOR: Marli C Milnikel
Relatora: Geovana Pereira
Parecer da relatora: É favorável a proposta, pois quando os peões e prendas concorrem por sua entidade mãe e saem da entidade não devem levar os títulos que receberam.
Manifestações favoráveis: Adair – é favorável, porque os CTG’s investem muito para levar uma prenda na região, devendo permanecem, pelo menos, até o fim de seu mandato, Sergio Spier – é favorável, pois é inadmissível que a troca se de em função de interesses pessoais, bem como o investimento das entidades, Jairo – é favorável, mas o prazo apresentado é muito longo, devendo o mesmo se restringir ao período de seu mandato. Indaga sobre a legitimidade da proponente haja vista que é menor, tendo sido esclarecido que possui legitimidade para propor.
Manifestações contrárias: Clovis – não concorda com a proposição, pois a conquista de uma prenda é dela, da família, da região e do CTG mãe, Carlos Brasil – a coragem da menina em vir a frente de todos defender suas idéias valeu o Contreg. O direito de ir e vir de cada um deve ser respeitado.
Proposição aprovada por maioria, com a ressalva da punição pelo período do mandato. 

Proposição 06– Critérios para distribuição de pontuação na Lista Destaque Tradicionalista 
AUTORES: – Marisa Auler Guimarães e Paulo Roberto Guimarães.
Relator Carlos Brasil – é favorável, pois contempla de uma forma mais ampla a participação das entidades. Ressalva – é para todas as cidades que possuem acampamento ou desfile da semana farroupilha.
Manifestações contrárias: Rangel – o acampamento farroupilha não tem condições de atender todas as entidades, bem como o curso para prendas e peões que não foi aprovado não poderá fazer parte dos quesitos de avaliação. Já a freqüência de 75%, apresentada não foi contemplada neste próprio Contreg. Cuca – é contrario, pois não existem espaços disponíveis para acampamento, bem como a pontuação é atribuição administrativa da região, Laureci – é contraria, pois, várias entidades não possuem condições de montar acampamento, devemos pontuar, isso sim, a participação na semana farroupilha e em outras atividades afins. Sergio Spier – é contrário, pois as entidades não possuem condições de arcar com os altos custos do acampamento. Em relação a pontuação é de competência do coordenador regional.
Manifestações favoráveis: Celso Broda – é favorável, que estamos perdendo o parque da harmonia para outros interesses. Os CTG’s empobrecidos estão pagando o mesmo preço dos interesses econômicos de algumas entidades.
Parecer aprovado por maioria aprovando a proposição.
OBS: A título de informação fica assim os critérios: (inclusão do editor Guimarães)
5 pontos para cada quesito:
-Presença mínima de 70% no ENESPA
-Presença mínima de 70% nos encontros das subcoordenadorias
-Participação na semana farroupilha (acampamento ou desfile)
-Participação no Festirim, com no mínimo 5 modalidades
-Presença mínima de 70 5 no curso preparatório de prendas e peões
--promoção de no mínimo um evento sociocultural 
Proposição 21– Nomeação de comissão para criação do regulamento do Festirim
Autor:  Carlos Farias
Relator – Sergio Spier
Parecer do Relator: É favorável a criação de comissão para reelaboração do regulamento do Festirim.
Manifestações favoráveis: Jairo – é favorável, pois o Festirim já está fugindo do que foi proposto, Chamurro – é favorável a proposição.
Parecer aprovado por unanimidade
 Proposição 20Festival categoria Juvenil -FESTINIL
AUTORES: Andréia e Rafael
Relator – Carlos Brasil.
PARECER: é favorável, todavia deverá ser criada uma comissão para estudar bem o tema, pois o projeto apresentado não contempla a origem dos recursos a serem aplicados no evento.
Manifestações favoráveis: Cuca – é favorável, pois muitas entidades não em condições de levar seus grupos a Santa Maria, assim pede que seja aprovado nos mesmos moldes do Festirim, Sergio Spier – A criação do evento, vem a contemplar os grupos juvenis, sendo favorável em um anseio muito antigo dentro da região, Edison Debom – hoje os grupos de danças juvenis são muito grandes, e um evento destinado a estes jovens será de extrema importância, sendo favorável.
Manifestações contrárias: não houve
Parecer aprovado por unanimidade

PROPOSIÇÕES PARA SEREM ENCAMINHADAS PARA CONVENÇÃO, CONGRESSO, COMISSÕES E ÓRGÃOS PÚBLICOS

Proposição 07– Moção pedindo a modificação da lei de rodeios
AUTORES: – Paulo Roberto Guimarães e Copinaré Acosta
Relator: Lairton

Parecer do Relator: é favorável com ressalvas, pois a alteração do titulo vem corrigir uma falha na lei, que propicia a deturpação do objetivo do rodeio. A ressalva vem em relação ao parágrafo 3º.
Ivo Benfatto – que devemos observar o fórum competente para sua apreciação, assim o presente assunto não pode ser apreciado neste congresso, sugerindo a sua retirada de pauta e enviado ao MTG.
Paulo Belarmindo – que a discussão deverá ser tratada com quem efetivamente participa dos rodeios. Não é a simples troca do nome do rodeio que ira modificar o rodeio crioulo. Que não está sendo cobrado nos rodeios a apresentação do cartão tradicionalista. Por fim informa que é favorável a discussão com os patrões, em especial com as campeiras das entidades.
Ressalva: encaminhamento ao Congresso do MTG para posterior andamento.
Proposta aprovada por maioria, com ressalvas 

 Proposição 12 – Padronização dos percentuais de presença nos Encontros Regionais e o exigido para a Lista Destaque;
AUTOR; César Tomazzini
PROPOSTA: seja levado à convenção a padronização de percentuais, que são exigidos para entidades terem direito a pontuação na lista destaque, que fala em 75% de presença nos encontros regionais e na Coletânea fala em 70% de presença.
RELATOR; Lairton dos Santos
Parecer: Favorável para padronização conforme a coletânea
Chamurro – é favorável para que possamos acabar com as duvidas, devendo seguir nossa coletânea, propondo a inclusão dos encontros extraordinários.
Autor e relator concordam com a alteração proposta.

Proposta aprovada por unanimidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário