20º CONTREG - 2015

20 º CONTREG – 2015 -06/12/2015 

Local: Sede da 1ª RT Rua Landel de Moura, 430, Bairro Tristeza

COORDENADOR: José Arnildo Mello

O presente trabalho só foi possível com a participação das seguintes pessoas:

COLABORADORES:

- Livro 15 anos de CONTREG -Editado na Gestão Tomazzini, com material fornecido por Valdemar Engroff, Paulo Roberto Rossal Guimarães e Neida Ramos
- Atas do 18º Contreg e 19 º Contreg, material já digitado fornecido por Nilton Otton
-1º ao 7º CONTREG material impresso fornecido por Eloim Pereira e digitado por Paulo Roberto Rossal Guimarães e Carlos Martins Ferreira Brum
- Digitação do Livro 15 anos de CONTREG: Paulo Roberto Rossal Guimarães e Carlos Martins Ferreira Brum
- Proposições do 9º Contreg ao 12ºContreg e 19º Contreg impressas fornecidas pela D. Neida para conferência.
-Proposições e atas do 20º e 21º Contreg fornecidas digitadas por Haroldo José Teixeira



PROPOSIÇÕES PARA SEREM ENCAMINHADAS PARA CONVENÇÃO, CONGRESSO, COMISSÕES E ÓRGÃOS PÚBLICOS

ATA DA PRIMEIRA SESSÃO PLENÁRIA ORDINÁRIA 

PROPOSIÇÃO Nº1–APROVAÇÃO DE CARGOS NA COMPOSIÇÃO DA COORDENADORIA.

AUTOR: Rodrigo Adriano Maciel, Diretor Artístico da 1ª RT. 

RESUMO: Acrescenta parágrafo único ao artigo 4º do Regimento Interno, para normatizar a forma de encaminhamento de assessores dos diretores e subcoordenadores. 

JUSTIFICATIVA DO AUTOR: Faz-se necessário a aprovação de novos membros na composição da coordenadoria e das subcoordenadorias, uma vez que os diretores e os subcoordenadores necessitam de pessoas que contribuam e auxiliem com as atividades ligadas à coordenadoria regional.  Para tanto, se faz necessário a aprovação formal dos responsáveis listados acima, uma vez que os novos membros se reportam e irão trabalhar para os mesmos dentro da coordenadoria. 

RELATOR: Jeandro Portal Garcia, Diretor de Comunicação Social da 1ª RT. 

PARECER: FAVORÁVEL. Justifica que as pessoas convidadas para colaborar na gestão devem estar alinhadas às diretrizes da coordenadoria. Propôs, no entanto, a ressalva de que não seja necessária a aprovação do Conselho Consultivo, bastando apenas a aprovação da Coordenadoria. 

MANIFESTAÇÕES DO AUTOR DA PROPOSTA, Rodrigo Adriano Maciel:  reforçou que não está propondo a alteração do artigo, mas apenas acrescentando a obrigatoriedade de que a apresentação seja feita através de ofício. 

MANIFESTAÇÕES FAVORÁVEIS AO PARECER: A seguir, foi dada a palavra ao Senhor José Arnildo Gomes de Mello, Coordenador da 1ª RT, que se disse favorável ao parecer da relatoria, mas faz a ressalva de que como se trata de alteração do Regimento Geral, esta proposta deve ser encaminhada para a comissão que está tratando deste assunto e que será levada a assembleia no início do próximo ano. O Senhor Jefferson Quadros, Subcoordenador do Delta do Jacuí, também corroborou as palavras do relator e mostrou-se favorável à proposta. O Senhor Sinval, do CTG Maragatos, acompanhou a proposta do relator, demonstrando-se favorável, porém ressalvando que as alterações devem ser adequadas às alterações recém-feitas nos Conselhos que compõem a Primeira Região.

VOTAÇÃO: Aprovado o parecer por 41 votos a favor e nenhum contrário. APROVADO QUE A PROPOSIÇÃO SEJA ENCAMINHADA PARA A COMISSÃO DE ALTERAÇÃO DO REGIMENTO INTERNO

 ATA DA SEGUNDA SESSÃO PLENÁRIA ORDINÁRIA

PROPOSIÇÃO Nº 2 – CRIAÇÃO DO ITEM VI DENTRO ARTIGO 20 DO ESTATUTO SOCIAL

AUTORA: Alessandra Carvalho da Motta.

RESUMO: Os departamentos devem captar recursos para subsidiar seus eventos. Somente devem usar verbas do caixa único da Região após terem esgotado e se mostrado infrutífera a captação de recursos.

JUSTIFICATIVA DA AUTORA: Faz-se necessária a criação do Item VI no Art. 20 no Estatuto Social como competência do tesoureiro entre os departamentos dentro da 1ª Região Tradicionalista para a manutenção e elaboração de eventos, bem como a sustentabilidade dos departamentos. De forma que todo departamento é de suma importância no cenário Regional no que tange a sua relevância. E não temos outro campo para propor esta atribuição que será gerida pelo Coordenador da Região. Cada Departamento tem a obrigação usar a verba da 1ª RT somente após não ter uma saúde financeira favorável tão logo tenha realizado treinamentos e eventos acompanhados, fiscalizados e auditados pela região. Comprovando o não atendimento de captação de verba favorável financeiramente após a realização dos mesmos. 

RELATOR: Vitor Hugo Pochmann, Capataz do DTG Gaúchos de São José. 

FAVORÁVEL: O Relator defendeu ser salutar para a Região como um todo que os departamentos tenham a obrigatoriedade de captar recursos para seus eventos. 

MANIFESTAÇÕES DA AUTORA DA PROPOSTA: Alessandra Carvalho da Motta. Salientou que em todos os eventos dos departamentos há custos envolvidos. Evidentemente que há e deve permanecer um único caixa na Primeira Região, mas os departamentos precisam ter mais autonomia para gerir seus eventos. Ressalta que esta alteração traz mais responsabilidade e compromisso para os diretores dos departamentos.

VOTAÇÃO: 36 votos a favor e 9 votos contrários.

APROVADO QUE A PROPOSIÇÃO SEJA ENCAMINHADA PARA A COMISSÃO DE ALTERAÇÃO DO REGIMENTO INTERNO

Dando sequência à Sessão Plenária, justificando que as propostas apresentadas se referem a alterações no Estatuto e no Regimento Interno, o Presidente colocou em votação que as demais proposições sejam apresentadas e votadas sem defesa de pareceres favoráveis ou contrários. O resultado da votação foi FAVORÁVEL ao procedimento apresentado. Assim, passou-se a apresentação das proposições e consequente votação quanto ao encaminhamento para a Comissão de Alteração do Regimento Interno:

TODAS FICAM JUNTO COM ENCAMINHAMENTOS E NÃO COM AS APROVADAS

PROPOSIÇÃO Nº 3: CARGOS NA COMPOSIÇÃO DA COORDENADORIA 
AUTOR: Rodrigo Adriano Maciel 

RESUMO: Todos os que exercerem cargos na composição da Coordenadoria e que faltarem a três reuniões seguidas sem justificativa, será automaticamente exonerado a bem da função. E não poderão participar e exercer atividades na composição de novas coordenadorias por dois anos subsequentes. 

VOTAÇÃO: 49 votos favoráveis e nenhum contrário.

APROVADO QUE A PROPOSIÇÃO SEJA ENCAMINHADA PARA A COMISSÃO DE ALTERAÇÃO DO REGIMENTO INTERNO

PROPOSIÇÃO Nº 4: ALTERAÇÃO DE REPRESENTANTE EM REUNIÕES DA REGIÃO E SUBCOORDENADORIA  

AUTOR: Grupo de Patrões da Sub Coordenadoria do Vale do Gravataí 

RESUMO: Cada entidade poderá ser representada pelo o padrão e/ou seu vice patrão para se fazer presente nos encontros e reuniões da região e subcoordenadoria, tantas vezes forem necessárias as ausências dos Patrões e não tendo prejuízo na lista destaque. 

VOTAÇÃO: 30 votos favoráveis e 15 contrários. 

APROVADO QUE A PROPOSIÇÃO SEJA ENCAMINHADA PARA A COMISSÃO DE ALTERAÇÃO DO REGIMENTO INTERNO.


PROPOSIÇÃO Nº 5: PARA HABILITAR-SE A AVALIADOR

AUTOR: Rodrigo Adriano Maciel

RESUMO: Visando o enriquecimento e padronização do grau de conhecimento das equipes avaliadoras dentro da Região e no movimento verificou-se a necessidade de formar novos avaliadores e aperfeiçoar a parte técnica de tradicionalistas que desempenham as atividades de Avaliadores nas diversas modalidades e departamentos. Fazendo-se necessários cursos de formação específicos para o aprimoramento e a nivelamento técnico de cada membro que se propõe as atividades de Avaliação. Desta forma estaremos parametrizando o nível de conhecimento das equipes avaliadoras da Primeira Região Tradicionalista. Consequentemente teremos o fortalecimento das entidades bem como dos seus departamentos de forma estruturada e precisa. Pois cada dia os eventos exigirão mais de cada membro avaliador o conhecimento e atualização técnica.

VOTAÇÃO: 45 votos favoráveis

APROVADO QUE A PROPOSIÇÃO SEJA ENCAMINHADA PARA A COMISSÃO DE ALTERAÇÃO DO REGIMENTO INTERNO


PROPOSIÇÃO Nº 6: COMISSÃO AVALIADORA

AUTOR: Rodrigo Adriano Maciel 
RESUMO: Inclusão do parágrafo quinto ao artigo 9º do Regimento Interno: Não será admitida a criação e/ou novas comissões avaliadoras nas subcoordenadorias da 1ªRT, paralelas a comissão da coordenadoria Central (1ªRT) para executarem as tarefas de avaliação dentro da primeira Região Tradicionalista. Podendo as entidades fazer seus eventos somente com avaliadores que atendam o parágrafo sexto do artigo nono do Regimento de acordo com os itens A, B C e D.

VOTAÇÃO: 42 votos favoráveis

APROVADO QUE A PROPOSIÇÃO SEJA ENCAMINHADA PARA A COMISSÃO DE ALTERAÇÃO DO REGIMENTO INTERNO


PROPOSIÇÃO nº 7: Criação de Equipe de Secretária na 1ª Região Tradicionalista

AUTOR: Rodrigo Adriano Maciel

RESUMO: Criar uma “Equipe de secretária” para auxiliar a secretaria geral da região e dar suporte aos departamentos, formada de no mínimo três e no máximo cinco componentes, sendo coordenado pelo secretário geral.
Atividades:
* Fazer o monitoramento e assessoramento dos e-mails recebidos e inscrições em festivais e rodeios. Zelando pela orientação e acompanhamento das entidades e participantes envolvidos;
* Realizar o sorteio de ordem de apresentação antecedendo e durante os eventos nas diversas modalidades;
 * Levar material de escritório, equipamentos de TI necessários para o atendimento do evento;
* Elaborar todas planilhas de avaliações dos eventos;
* Montar e estruturar a secretária nos eventos assumidos pelos diversos departamentos da Primeira Região Tradicionalista;
 * Elaborar, somar e efetuar o fechamento das planilhas de avaliações dos eventos;
 * Entregar todas as planilhas e relatórios originais ao final do evento para o diretor do departamento responsável;
* Providenciar o escaneamento e/ou a entrega das cópias das planilhas de avaliação de cada entidade envolvida até o término do evento;
* Zelar pelo o sigilo das informações, controle dos documentos, organização da documentação e informações contidas nas planilhas de avaliação em cada evento;
* Atender todos os diretores de Departamentos da Primeira Região Tradicionalista, bem como assessora-los antes, durante e após todos os eventos;
 * Entregar o local ocupado pela secretaria do evento limpo e ordenado. 

VOTAÇÃO: 41 votos favoráveis 

APROVADO QUE A PROPOSIÇÃO SEJA ENCAMINHADA PARA A COMISSÃO DE ALTERAÇÃO DO REGIMENTO INTERNO.


PROPOSIÇÃO Nº 8: ALTERAÇÃO DO CAPÍTULO IV, PARÁGRAFO NONO, DO ESTATUTO DA REGIÃO
AUTORES: Dídimo Alves de Souza Neto, Vera Otton, Vera Lúcia Menna 153 Barreto, Jeandro Garcia, Jair Martins, e Edison Fagundes
RESUMO: Poderá concorrer a Coordenador, (Presidente), e a 1º vice-coordenador (Vice-Presidente), quem já tenha sido Patrão de Entidade  Tradicionalista filiada ao MTG, ou ainda, pessoa que tenha ocupado cargos de presidência, coordenadoria e diretorias do Movimento Tradicionalista  Gaúcho, Região e entidades filiadas ao MTG. Que tenham cumprido  integralmente o seu mandato, ter tido suas contas aprovadas e que se  enquadrem nas normas e regras emanadas do Congresso e Convenção  Tradicionalista.

VOTAÇÃO: 6 votos favoráveis e 26 contrários.


NÃO FOI APROVADO QUE A PROPOSIÇÃO SEJA ENCAMINHADA PARA A COMISSÃO DE ALTERAÇÃO DO REGIMENTO INTERNO

Nenhum comentário:

Postar um comentário