24º CONTREG - 2019


MOVIMENTO TRADICIONALISTA GAÚCHO – MTG/RS
PRIMEIRA REGIÃO TRADICIONALISTA – 1ª RT
Rua Landell de Moura, 430 – Tristeza – Porto Alegre/RS
“PELO RIO GRANDE, PELO BRASIL”
XXIV Congresso Tradicionalista Regional – CONTREG
01 de dezembro de 2019


PROPOSIÇÃO Nº 02: Estimular e valorizar as atividades individuais culturais literárias tradicionalistas, facilitando o contato do público interessado com as obras literárias, também servindo de reconhecimento aos escritores e poetas contemporâneos, incentivando à leitura e a produção literária dentro dos CTG’s. 
AUTOR/PROPONENTE: Felipe Bayer Deczuta.
 ENTIDADE: CTG Darci Fagundes. 
JUSTIFICATIVA: Considerando que todos os anos são produzidas obras literárias para o concurso de contos gauchescos e poesia do ENART. Venho através dessa proposição solicitar que se publique as obras literárias vencedoras de cada edição (3 poesias, 3 contos gauchescos), facilitando o seu acesso para o público, podendo até mesmo ser publicado no “ECO DA TRADIÇÃO”. Servindo de reconhecimento aos autores das obras e difundindo essa arte dentro dos CTG’s, feiras de livro, bibliotecas, escolas.
RELATOR: Celso Farias: 
PARECER: favorável. Sugestão de abrir dentro do site do MTG e 1ª RT um link para divulgação de causos e contos.
 MANIFESTAÇÕES FAVORÁVEIS: Gilcéia Souza, Primeira capataz do CTG Potreiro da Várzea. Francisco Lopes, do CTG Vaqueanos da Tradição; Cesar Tomazzini. Paulo Guimarães – Diretor de Comunicação: informa que sendo aprovada criará um link na página da 1ª RT.

VOTAÇÃO: Aprovado por unanimidade o Parecer, aprovada a proposta.

PROPOSIÇÃO Nº 04: Incluir o dia 11 de setembro nas comemorações dos “Festejos Farroupilhas” e história do RS.
 AUTOR/PROPONENTE: Felipe Bayer Deczuta.
 ENTIDADE: CTG Darci Fagundes.
JUSTIFICATIVA DO AUTOR: A Semana Farroupilha que anualmente é comemorada em diversas cidades do Estado foi criada com o intuito de manter vivo o orgulho de nossas tradições, tendo como data máxima o dia 20 de setembro (data da tomada de Porto Alegre pelos Farroupilhas), a abertura dos festejos oficialmente se dá no dia 13 de setembro, data sem representação histórica. Levando em consideração a importância do dia 11 de setembro de 1836, na história do RS (proclamação da República Rio-Grandense pelo General Antônio de Souza Netto) data magna que deveria ser comemorada anualmente por todo o povo gaúcho.
CONCLUSÃO: Espero que os ilustres congressistas, alicerçados nas justificativas aqui apresentadas, aprovem a presente proposta, em sendo aprovada, espero ainda que seja encaminhado ao próximo congresso Tradicionalista Gaúcho a realizar-se em Lajeado no ano de 2020.
 RELATOR: Paulo Roberto Fraga Cirne.
PARECER: parcialmente favorável. Maria Isabel Trindade de Moura: favorável ao Relator e sugere uma moção.
RELATOR: sugere que cada entidade organize um evento, se quiserem. O Autor concorda com o Relator e a sugestão da Maria Isabel.
VOTAÇÃO: Aprovado o parecer do Relator por unanimidade. O Presidente do CONTREG declarou aberta a votação da escolha do Coordenador da 1ª Região Tradicionalista gestão 2020.

PROPOSIÇÃO Nº 05: Projeto de alteração no período e forma de eleição, com alternância na realização do Congresso e da Convenção do MTG/RS. AUTOR/PROPONENTE: Paulo Roberto de Fraga Cirne, da Estância da Poesia Crioula de Porto Alegre-RS, Entidade da 1ª Região Tradicionalista.
PROPOSTA: Que o CONTREG aprove o encaminhamento para o Congresso a ser realizado em janeiro de 2020 pelo MTG, a ideia de modificação de tempo de duração para 2 (dois) anos os mandatos da Diretoria do MTG, suplentes do Conselho Diretor, Junta Fiscal do MTG e de Coordenadores Regionais. Também a alternância de realização do Congresso e da Convenção do MTG, com realização de 2 (dois) em 2 (dois) anos, sendo Congresso num ano e Convenção no outro ano. Ainda, que a eleição do Conselho Diretor do MTG, seja realizada nas Regiões, por ocasião da eleição do Coordenador.
JUSTIFICATIVA: Neste ano de 2019, era projeto da atual Diretoria do MTG, a efetivação desta proposta. Foi desenvolvido todo o estudo das alterações necessárias, mas o tempo foi passando, foi ficando para o final e não se concretizou. Chegou a ser convocado um Congresso e Convenção Extraordinários para o debate, com consequentes alterações no Estatuto e Regulamento Geral. Mas que devido a não observância do rito para as devidas alterações, bem como a falta de divulgação para as Entidades filiadas, atreladas às reclamações de alguns tradicionalistas, por estas falhas, a Diretoria cancelou a Convocação.
CONCLUSÃO – Como autor da presente proposta e tendo participado da elaboração de todo o Projeto, ainda sabedor de que é viável e até necessárias as alterações pleiteadas, espero que os ilustres congressistas, alicerçados nas justificativas aqui apresentadas, aprovem a ideia, para que seja encaminhado ao Congresso do MTG, a fim de estudo e provável aprovação.
RELATOR: Edison Fagundes. Reforço que a proposta é um assunto que se leve ao Congresso para decidirmos o que é melhor para um de nós de um ano ou dois anos. Parecer favorável ao Congresso. Questão de Ordem: Paulo Guimarães. Deixar bem claros que não estamos contra o mérito. Essa matéria é assunto de vários Congressos. Aprovado. Essa questão é um assunto vencido. Maria Isabel Moura essa proposta foi montada uma comissão e foi quem trabalhou com a proposta apresentada por Paulo Roberto de Fraga Cirne.  Sugere que seja uma moção do CONTREG.
AUTOR: Fraga Cirne: explica que não é matéria vencida. Matéria vencida é quando é votada. A proposta é de levar a ideia para o Congresso do MTG, com o aval do nosso Congresso Regional.
MANISFESTAÇÕES CONTRÁRIAS: Aroldo do CTG Estância da Figueira; Gilcéia, Capataz do Potreiro da Várzea.
MANIFESTAÇÃO FAVORÁVEL: Francisco Lopes do CTG Vaqueanos da Tradição. Paulo Guimarães parabeniza a fala do Francisco Lopes e que é favorável de uma moção.
VOTAÇÃO: Por trinta (30) votos a seis (6), foi aprovado o Parecer, aprovada o encaminhamento da ideia ao Congresso do MTG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário