3º CONTREG - 1998

3° – CONTREG -  05, 06/11/1998

Coordenador Regional – Valdir Antônio Secchi

Local – CTG Bento Gonçalves da Silva - Alvorada – RS.


O presente trabalho só foi possível com a participação das seguintes pessoas:

COLABORADORES:

- Livro 15 anos de CONTREG -Editado na Gestão Tomazzini, com material fornecido por Valdemar Engroff, Paulo Roberto Rossal Guimarães e Neida Ramos
- Atas do 18º Contreg e 19 º Contreg, material já digitado fornecido por Nilton Otton
-1º ao 7º CONTREG material impresso fornecido por Eloim Pereira e digitado por Paulo Roberto Rossal Guimarães e Carlos Martins Ferreira Brum
- Digitação do Livro 15 anos de CONTREG: Paulo Roberto Rossal Guimarães e Carlos Martins Ferreira Brum
- Proposições do 9º Contreg ao 12ºContreg e 19º Contreg impressas fornecidas pela D. Neida para conferência.
-Proposições e atas do 20º e 21º Contreg fornecidas digitadas por Haroldo José Teixeira



PROPOSIÇÃO N° 01 – Alteração da data de realização do Concurso Regional de Prendas e Peões da 1ª RT.

AUTOR: Neusa Marli Bonna Secchi, Diretora Cultural da 1ª RT.

RESUMO: A autora propõe a mudança da data do Concurso Regional de Prendas e Peões, de agosto, para julho, devido ao período de férias escolares, facilitando o estudo e a realização das provas dos concorrentes. Concluiu que possibilitará às Prendas vencedoras participarem da Convenção Tradicionalista, o que conta pontos para o Concurso Estadual.


PROPOSIÇÃO N° 03 – Canção Tema do Congresso.

AUTOR: José Arnildo Gomes de Melo, do CTG Vaqueanos da Tradição.

RESUMO: O autor propõe como música símbolo do Congresso, o Hino Tradicionalista, letra e música de Barbosa Lessa, aprovado oficialmente pelo MTG, no 43° Congresso Tradicionalista Gaúcho. Sugere ainda a difusão do Hino em todos os galpões e que seja executado em todos os eventos oficiais da 1ª RT.


PROPOSIÇÃO N° 04 – Patrono do 3° Congresso Tradicionalista Regional.

AUTOR: José Arnildo Gomes de Melo e Valdir Antonio Secchi.

RESUMO: Considerar Patrono do Congresso, o folclorista Luiz Carlos Barbosa Lessa, pela sua dedicação em prol do tradicionalismo. Concluem os Autores, que a 1ª Região sempre teve a colaboração do renomado tradicionalista.


PROPOSIÇÃO N° 05 – Criação da Semana João Cezimbra Jacques.

AUTOR: Débora de Bairros Braga, Patroa do CTG Potreiro da Várzea, do Colégio Militar de Porto Alegre.

RESUMO: Homenagear o Patrono do Tradicionalismo Gaúcho, realizando uma semana de estudos em novembro de 1999, ocasião dos 150 anos de seu nascimento. O evento seria nas dependências do colégio Militar, com a coordenação da 1ª Região Tradicionalista. Haveria também o lançamento de um concurso literário sobre a vida de João Cezimbra Jacques, com a edição de um livro do trabalho vencedor, publicação esta que ficaria a cargo do Colégio Militar. Complementa que anualmente no mês de novembro, haveriam eventos sobre o homenageado.

OBS.: O Parecer foi favorável com ressalva, com a aprovação de apenas um final de semana e não uma semana inteira.


PROPOSIÇÃO N° 14 – Disciplinar as trocas de componentes de Invernadas entre CTGs.

AUTOR: João Alberto da Rosa Ferreira, Patrão do CTG Carreteiros da Saudade.

RESUMO: Para ser aceito em outra entidade, o pretendente deve ter referência favorável da entidade de origem. Justifica o autor, que assim estarão eliminando pessoas que usam as entidades para obterem conhecimento técnico e depois, por qualquer desavença abandonam a casa. A proposição via ainda, incentivar o sócio a ter mais amor e apego a sua entidade de origem.

           
PROPOSIÇÃO N° 15 – Oficializar a Cavalgada da Integração da 1ª RT.

AUTORES: José Francisco Garcia Lopes, do CTG Vaqueanos da Tradição e Florisbelo Lopes Augusto, Sub-Coordenador da Zona Norte.

RESUMO: Que seja um evento oficial da 1ª RT, pois já conta com 6 edições. Sugerem que continue sendo no mês de novembro e que o percurso abranja todos os municípios da 1ª RT, como uma grande integração.


PROPOSIÇÃO N° 17 – Data exclusiva para o CONTREG.

AUTOR: Débora de Bairros Braga, Patroa do CTG Potreiro da Várzea, do Colégio Militar de Porto Alegre.

RESUMO: Que nenhuma entidade da 1ª RT, realize eventos nos dias do Congresso, por ser este, um dos mais importantes aqui realizados. Com isso, se está incentivando a participação das entidades do CONTREG.


PROPOSIÇÃO N° 18 – Extinção da modalidade Futi-boi dos Rodeios.

AUTOR: Florisbelo Lopes Augusto, Sub-Coordenador da Zona Norte e José Francisco Garcia Lopes, do CTG Vaqueanos da Tradição.

RESUMO: Propõem que a modalidade FUTI-BOI seja extinta dos rodeios. Justificam que isto nada tem a ver com nossas tradições e também por maltratar o animal.


PROPOSIÇÃO N° 19 – Oficializar o curso básico de formação cultural direcionado a Instrutores de Danças de Fandango.

AUTOR: Almir Azeredo Ramos, Vice-Coordenador da 1ª RT.

RESUMO: Que a Coordenadoria da 1ª RT promova cursos básicos de formação cultural para Instrutores de Danças de fandango, tendo em vista que muitas vezes estes são os primeiros contatos de futuros seguidores do tradicionalismo. Daí a importância destes iniciantes do movimento, serem bem orientados, em especial quanto à indumentária. Conclui sugerindo divulgação às Patronagens, de Instrutores credenciados.



PROPOSIÇÕES PARA SEREM ENCAMINHADAS PARA CONVENÇÃO, CONGRESSO, COMISSÕES E ÓRGÃOS PÚBLICOS

PROPOSIÇÃO N° 09 – Volta do Quesito Trova nos Concursos de Peões.

AUTOR: Cristiano da Costa Silveira, do CTG Bento Gonçalves da Silva.

RESUMO: O autor propõe a volta da modalidade TROVA à parte artística dos Concursos Regional e Estadual de Peões. A proposta visa incentivar este dom artístico do gaúcho.

OBS.: O Parecer foi contrário por ferir o Regulamento do Concurso Estadual de Peão, no entanto, foi aprovada por unanimidade, a ideia de encaminhar Proposição à Convenção do MTG.



Nenhum comentário:

Postar um comentário